Os três tipos puros de dominação Legitima
Há varias pessoas que são dominadas por poucos dominantes. As pessoas são dominadas por alguns motivos, por interrese, vantagens daquele que obedece, para almejar alguma coisa ou alguém.
Quem se deixa ser dominado por alguém, passa por uma das três fases:
Dominação legal,se vê como uma prefeitura, uma empresa. É uma dominação buracratica, os direitos podem ser criados ou alterados mediante ao statuto de acordo com as leis. Associação dominante é eleita e nomeada, são considerados senhores, aqueles que tem a voz de determinação seguindo o statuto. Há um quadro administrátivo, funcionários. É burocrático de acordo com o status, como na política quem faz as leis e aprova ou não são os parlamentares e não os seus funcionários, ou sejá, povão.
Dominação tradicional,crença na santidade das ordenações e dos poderes senhoriais. É de carater comunitário, com "senhor" dominador e os " suditos" dominados. Obedecem pela tradição e fidelidade, violando o seu senhor põem em risco o seu próprio domínio.
Se da como um statuto válido para sempre, sem mudanças pois é tradicional. no século passado se via nos escravos onde seus donos eram considerados "senhores" tinham seus escravos como súditos. nos dias de hoje vemos isso nos chefes de tráficos, no cabeça, aquele que passa as ordens e os demais devem obdecer, se não obdece, morre.
Dentro da dominação tradicional existe a dominação patriarcal, na família onde normalmente o pai é o chefe.
Dominação carismática, a guerra no Afaguenistão é liderado por um lider, de onde quer que ele esteja ele ordena e os dermais obdecem com toda devoção, onde vêem como héroi o seu lider, com copetência de mandar matar e serem mortos sem temor.
No comments:
Post a Comment