Atividade 3
1-Qual a posição de Durkeim frente ao que diz Stuart Mill?
#Durkeim diz que a influência das coisas sobre os homensé diversa, resultado de gerações, uns sobre os outros, que diferem a do adulto sobre a criança, é para ela que reservamos o nome educação.
2-Quais as duas definições ressaltadas por Durkeim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
#A primeira a desenvolver no individuo toda a perfeição de que lhe seja capaz, desenvolvimento harmônico de todas as faculdades humanas.Temos diferentes funções a preencher. A segunda, fazer do individuo um instrumento de felicidade. O tempo que ontém achavamos suficiente, hoje nos parece abaixo da dignidade humana, nossas exigências serão sempre crescentes.
Eles partem do ponto em que há uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens, indistintamente. Se antes do fazer, considere história, não encontraria em que apoiasse tal hipótese. A educação varia infinitamente com o tempo e o meio.
3-O que é preciso, de acordo com Durkeim, paradefinir a Educação?
#Preciso de uma geração de adultos, uma geração de individuos jovens, crianças e adolescentes, que uma ação seja exercida pela primeira, sobre a segunda. Definir natureza especifica dessa influência de uma geração a outra geração.
4-De acordo com Durkeim, que fatos levam cada sociedade a fazert do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto fisíco e moral?
#No descurso da história constitui-se um conjunto de idéias a cerca da natureza humana, a importância de nossasdiversas faculdades, sobre o direito e o dever, sobre a sociedade, o individuo, progtresso, ciência, arte etc, idéias que são do espirito nacional, toda e qualquer educação, a do rico e a do pobre.
Com esse ideal que cada um se difere.
5-Segundo o autor, que função o,"ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
#Desenvolver na crinça certo numero de estado fisícos, intelectuais, morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança se destine..
6-A partir da definição"A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança particurlamente, se destine" o que conclui Durkeim? Explique?
#Conforme o adulto convive ele passa para as crianças, mesmo sendo indiretamente. As crianças se espelham em outras pessoas para as seguirem.Exemplo: Se em casa os pais vivem brigando, a criança não vai ser diferente disso no seu dia a dia. A sociedade espera individuos que estejam preparados para o mundo, cabe a nós professores desenvolver em cada criaça esses requisitos que lhes façam ser verdadeiros cidadãos.
7-Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
#Porque desejando melhorar a sociedade, o individuo deseja melhorar a si próprio, por sua vez a sociedade não amesquinha, mas engrandece, tornando criatura verdadeiramente humana. A sociedade que nós lança fora de nós mesmos, que nóis obriga a considerar outros interesses, que não os nossos, que nós ensina a dominar paixões, instintos, sacrificio, privação, subordinação de nossos fins individuais. Enfim a sociedade depende do individuo, o individuo depende da sociedade.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment