Friday, December 29, 2006

ECS 11


POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Para que possamos ter uma educação de qualidade, é de suma importância um constante investimento, no sentido de políticas públicas. Os sítios do Ministério da Educação e da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul demonstram a existência de interesses públicos neste sentido.O que mais nos chamou atenção, dentre a nossa realidade, foram as políticas referentes a Educação de Jovens e Adultos. O Ministério da Educação oferece o projeto Brasil Alfabetizado.Muitos são os cidadãos que não conseguiram concluir a escolarização básica em tempo regular e buscam na retomada dos estudos uma oportunidade de transformar suas realidade reconhecendo e tomando posse de sua posição como indivíduo, parte importante de uma sociedade.. Já pude trabalhar com este programa, fiquei muito emocionada em ver que ainda existem pessoas que apesar da idade querem aprender. Se achamos gratificante uma criança aprender, imaginem uma pessoa de idade que não sabe nem ao menos escrever seu nome. Foi um aprendizado para mim. Deve ser por isso que não consigo desistir deste curso, apesar das dificuldades, porque eles me mostraram que quando queremos as coisas tudo é possível.É importante ressaltar que ressignificação da EJA ocorreu nos anos 90, através da formulação de políticas de alfabetização, com a mudança no olhar sobre EJA que até então não era vista como modalidade de ensino, e com a LDB 9394/96 foi reafirmado o direito dos jovens e adultos ao ensino básico de acordo com as suas especificidades.É importante discutir a escolarização de jovens e adultos dentro do contexto de ser desafio, não um passatempo ou complementação de carga horária para os professores. E nesse sentido que se faz a formação e processo de aperfeiçoamento dos educadores, através de cursos de Formação Continuada para os educadores de EJA da Rede Estadual.A EJA também é ofertada na rede particular de ensino e em muitos casos essa oferta gera conflito. De certo modo, por ser recente todas essas políticas de EJA, ainda causam ?brechas? para que, assim como em outras modalidades, ocorra uma oferta de certificação no mercado.

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